História
O desbravamento do atual território de Itaguaí foi iniciado em meados do século XVII, quando índios da Ilha de Jaguanum (na época denominada Jaguaramenon) se transferiram para a Ilha de Itacuruçá. Da ilha mais tarde atravessaram para o Continente onde se fixaram entre os rios Tinguaçu e Itaguaí. Nesse local chegaram mais tarde os missionários da Companhia de Jesus para iniciar sua catequese.
A Ilha de Jaguanum conta com cerca de 14 belíssimas praias, então conhecê-las deve ser um passeio obrigatório em seu roteiro. A enseada da maioria das orlas é repleta de belezas naturais e também garante um banho de mar muito refrescante. Entre as principais praias que você precisa conhecer estão as de Araçá, do Sul, do Catita, da Estopa e de Pitangueiras. Todas certamente vão te render momentos inesquecíveis.
História indígena nas baías de Sepetiba e de Ilha Grande
A ocupação territorial do povo tupinambá nas baías de Sepetiba e de Ilha Grande marcou fortemente a colonização na região. Um processo que teve seu início em 1534, com o estabelecimento do sistema de capitanias hereditárias.
Vale lembrar que esse território fazia parte da capitania de São Vicente. Sendo assim, suas terras tiveram como primeiro proprietário, Martim Afonso de Souza. Esse donatário não marcou muita presença nas terras que ficavam a leste de Bertioga, denominadas, em mapas antigos como “terras de índios brabos”, devido à forte presença dos tupinambás que dominavam a região litorânea que se estende de Ubatuba a Cabo Frio. Os femininos, coroados, aimorés, Goitacazes e outras tribos menores também habitavam o território do Rio de Janeiro.
A matéria completa vc encontra no site do seropédica on line no link abaixo.
https://www.seropedicaonline.com/tv-jaguanum/conhecam-a-ilha-de-jaguanum-um-paraiso-na-costa-verde-vale-a-pena-conhecer-video-e-fotos/