DOCUMENTÁRIOS NA COSTA VERDE

Mangaratiba

Histórias da Costa Verde

Dia 29 de junho é o Dia de São Pedro, o apóstolo padroeiro dos pescadores. Por isso, a data foi escolhida para comemorar o dia do pescador. Este santo representa para esses bravos trabalhadores proteção e boa pescaria.

Este dia também devemos lembrar do grandioso ser humano Levi Miranda que fundou a Escola de Pesca na Marambaia.  Ainda hoje encontramos muitos pescadores e profissionais que lá estudaram e, conheceram a arte da pescaria.

A atividade da pesca é de fundamental importância por ser responsável pelo fornecimento de alimentos e  por proporcionar emprego em zonas costeiras, além da diversão com a chamada pesca esportiva, atividade que  basicamente consiste no prazer de capturar o peixe, pois logo em seguida é devolvido ao seu habitat.


Os pescadores que vivem de sua própria produção são bastante comuns no Brasil. No entanto, a subsistência desses trabalhadores pode estar ameaçada pela poluição das águas e pela pesca desenfreada de pessoas que, sem licença e sem consciência ambiental, capturam quantidades superiores à permitida. Com isso, percebe-se o quanto o equilíbrio da natureza é importante, não só para a economia pesqueira, como para todos que dependem ou não dela.


Feliz dia do pescador, feliz dia desses bravos guerreiros.

Tags

Levi Miranda Marambaia Escola de Pesca Levi Miranda Dia do Pescador portal de turismo costa verde guia de turismo da costa verde história da costa verde aonde ir na costa verde história de pescador praias da costa verde

Levi Miranda, patrono da Escola de pesca na Marambaia